Bem-vindo á Clínica Dieckmann

Central 24 horas : (11) 4063-9711
  WhatsApp : (11) 992 704 095

Transtornos de Personalidade

18Personalidade é o pano de fundo da vida emocional de um indivíduo. É o conjunto de traços emocionais e comportamentos desencadeados, que ocorrem no dia a dia desse indivíduo. É algo estável e muitas vezes previsível.
Transtornos de Personalidade ocorrem quando o conjunto de traços emocionais e comportamentos desencadeados provocam sofrimento ou funcionamento desadaptado no convívio social ou ocupacional. Causa prejuízo nos relacionamentos interpessoais. O indivíduo sofre, e faz sofrer a sociedade.

A causa dos transtornos de personalidade é multifatorial, compreendendo fatores genéticos ligados a hereditariedade, fatores ambientais ligados ao ambiente familiar e social na infância e adolescência, e fatores biológicos ligados a estruturas cerebrais e neurotransmissores. Normalmente se inicia no final da infância ou adolescência, mas o diagnóstico geralmente é feito após os dezoito anos.

O tratamento preconizado para todos os tipos de Transtornos da Personalidade é a realização de psicoterapia. Alguns casos necessitam do uso combinado de medicamentos, principalmente voltados ao controle de sintomas específicos, como a impulsividade.
Os Transtornos de Personalidade são agrupados em três categorias. No Grupo A estão os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica; os indivíduos nesse grupo são desconfiados, esquisitos e/ou excêntricos. No Grupo B estão os transtornos de personalidade antissocial, histriônico, borderline e narcisista; os indivíduos parecem dramáticos e exageradamente emotivos. No Grupo C estão os transtornos da personalidade de esquiva, dependente e obsessivo-compulsivo; os indivíduos parecem ansiosos e temerosos.