Bem-vindo á Clínica Dieckmann

Central 24 horas : (11) 4063-9711
  WhatsApp : (11) 992 704 095

Esquizofrenia

12A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica crônica que inclui alterações da sensopercepção, pensamento, linguagem, comportamento, afeto e vontade do indivíduo. O início constuma ser durante a adolescência ou início da idade adulta e afeta pouco menos de 1% da população. A causa da esquizofrenia é ainda desconhecido mas é considerada multifatorial. As principais áreas envolvidas são o sistema límbico, os lobos frontais e os gânglios basais. Uma série de teorias têm sido propostas sobre esta doença.

A hipótese dopaminérgica: com hiperatividade dopaminérgica subcortical e hipoatividade dopaminérgica pré-frontal. Abrange também disfunções de outros neurotransmissores: serotonina, acetilcolina e glutamato. A hipótese do neurodesenvolvimento: com uma alteração na formação normal das sinapses e migração neuronal durante o período pré-natal.

Da mesma forma, apoptose inadequadas podem estar presentes, deixando conexões anómalas que não processam informação corretamente. O fator hereditário é responsável por cerca de 70% do risco, embora a doença não é monogênica. Os loci mais estreitamente relacionadas parecem ser nos cromossomos 1, 6, 8, 13, 15 e 22, afetando a síntese de enzimas, fatores de crescimento e metabolismo de neurotransmissores. O fator ambiental é responsável pelos 30% restantes do risco, que inclui lesão cerebral perinatal e na infância e estresse psicossocial.