Bem-vindo á Clínica Dieckmann

Central 24 horas : (11) 4063-9711
  WhatsApp : (11) 992 704 095

Anorexia Nervosa

9É muito mais frequente em mulheres do que em homens, e comumente se inicia na adolescência. Geralmente as pessoas com anorexia nervosa evitam se alimentar em público, ou junto com seus familiares. Adotam uma redução alimentar que pode levar algumas vezes até a inanição. Situação de extrema gravidade, que coloca em risco a vida do indivíduo.
O indivíduo, pelo menos no início da anorexia nervosa, sente muita fome, mas luta para resistir a ela. Frequentemente conhecem muito bem os alimentos em termos de potencial calórico. Resistir à fome é uma vitória que faz aumentar sua autoestima, enquanto não resistir à fome leva a redução da autoestima. Dificilmente buscam tratamento, sendo comum a preocupação partir de familiares ou amigos.

O sintoma chave da anorexia nervosa é a recusa do indivíduo em manter o peso corporal dentro do normal (principalmente com baixa ingestão alimentar, mas também podem usar de vômitos e exercícios excessivos). Vem acompanhada de muito medo de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal, pois apresentam uma distorção da imagem corporal. Essa distorção da imagem corporal faz com que percebam seu corpo, ou partes especificas do corpo “gordas” mesmo estando abaixo do peso. Nas mulheres ocorre alteração da menstruação, sendo necessária ausência de três ciclos menstruais consecutivos para o diagnóstico.

O tratamento deve ser multiprofissional, sendo necessário o uso de medicações psicoativas e psicoterapia, muitas vezes associados a um acompanhamento com nutricionista, e com outras especialidades médicas.